Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Fabricação do Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Bauru e Região
Close this search box.

Quem Somos

O Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, como é conhecido, foi fundado em 1989. A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) ouviu os anseios dos trabalhadores e decidiu desmembrar sua base no Estado de São Paulo. Em 1990, o Sindicato dos Químicos de Bauru e Região obteve a carta de registro de entidade sindical.

O Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, entidade de 1º grau, com sede e foro em Bauru, Estado de São Paulo, é organizado na conformidade das leis vigentes. Tem como objetivo a defesa e a coordenação das categorias de trabalhadores nas indústrias de:

Químicas;
Farmacêuticas;
Preparação de Óleos Vegetais e Animais (não consumíveis pelo ser humano);
Perfumaria e Artigo de Toucador;
Resinas Sintéticas;
Sabão e Velas;
Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível (não consumíveis pelo ser humano);
Explosivos;
Tintas e Vernizes;
Fósforos;
Adubos e Corretivos Agrícolas;
Defensivos Agrícolas e Materiais Plásticos (inclusive da Produção de Laminados Plásticos e Reciclagem Plástica);
Matérias-Primas para Inseticidas e Fertilizantes;
Abrasivos;
Álcalis;
Petroquímica;
Lápis, Canetas e Material de Escritório;
Defensivos Animais e Rerrefino de Óleos Minerais (lubrificantes usados ou contaminados não consumíveis pelo ser humano)

O Sindicato dos Químicos de Bauru e Região também tem como objetivo colaborar com os poderes públicos e demais associações, bem como buscar a solidariedade entre os trabalhadores e a sociedade. Atualmente, sua base territorial é compreendida pelos municípios de Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bariri, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Borebi , Guarantã, Iacanga, Itaju, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Presidente Alves e Reginópolis, que concentram mais de 5 mil trabalhadores do setor.