Fundada a IndustriALL-Brasil, entidade que reúne Força Sindical e CUT

Um passo a mais na unificação das entidades sindicais brasileiras. Assim é definida a IndustriALL-Brasil, fundada pela...

    INSS informa: reagendamento de perícias pode ser feito pela Internet ou pelo celular

               Já está disponível a opção para...

    Sindicato lamenta demissão de funcionários e fechamento da Plajax

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Bauru e Região (Sindquimbru) lamenta o fechamento...

INSS inicia projeto-piloto da prova de vida digital

 

O INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Dataprev, iniciou em 20 de agosto o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Esta primeira etapa envolverá cerca de 500 mil beneficiários de todo o País.

Os contatos com os segurados escolhidos para participar do projeto estão sendo feitos por meio de mensagens enviadas por SMS, e-mail e ligações telefônicas feitas pela Central 135. Esses segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida. Portanto, é importante que façam o procedimento, se forem contatados pelo INSS.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Vale salientar que este é um projeto-piloto de prova de vida por biometria e que passará ainda por ajustes para que o procedimento digital possa ser implementado posteriormente com segurança para todos os beneficiários.

Uma informação importante é que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

Passo a passo

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

É importante destacar que, como é um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Os segurados convidados a participar podem conferir o passo a passo de como fazer a prova de vida por biometria acessando o link https://www.inss.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/prova-de-vida-por-biometria_passoapasso-2.pdf.

Prova de vida

Suspensa de março até setembro deste ano por causa das normas relacionadas à pandemia, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar maior segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

17/11/2020    Fundada a IndustriALL-Brasil, entidade que reúne Força Sindical e CUT

Um passo a mais na unificação das entidades sindicais brasileiras. Assim é definida a IndustriALL-B...

19/10/2020    INSS informa: reagendamento de perícias pode ser feito pela Internet ou pelo celular

               Já está disponível...

09/10/2020    Sindicato lamenta demissão de funcionários e fechamento da Plajax

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Bauru e Região (Sind...

15/09/2020    O pior já passou ou está por vir?

Não sou e não quero parecer negativista. Mas precisamos ser realistas. Do ponto de vista sanitário,...

10/09/2020    Sindicato completa 31 anos de luta neste 10 de setembro

    Hoje, 10/09/2020, nosso Sindicato completa 31 anos de fundação, quero agradecer a todas e ...

Rua Alberto Cury, 1 51 Centro CEP 17020-300 | Fone: (14) 3878-2000 | secretaria@sindquimbru.org.br