Entre os dias 8 e 11 de maio, Franciele Santos, diretora do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região e uma das coordenadoras do Departamento de Juventude, Criança e Adolescente da Fequimfar, participou do Festival Mundial da Juventude da ICM, realizado em Didim, na Turquia. Sob o lema “Além das fronteiras, além das barreiras: para cima, juventude trabalhadora!”, o evento reuniu 92 jovens representantes de 40 países distintos.
Dentre os temas abordados durante o encontro, destaca-se o debate sobre “Tecnologia nos Setores ICM: Explorando o Futuro Digital”, em que foi abordada a utilização de realidade virtual em treinamentos e operações para garantir a segurança dos trabalhadores. “Ao mesmo tempo, também foi falado sobre os potenciais malefícios desses avanços tecnológicos”, disse Franciele.
Na sessão “Justiça climática para um Futuro Sustentável”, o debate foi em torno das alterações climáticas e seus impactos nos direitos e condições de trabalho em todo o mundo. Outro ponto relevante foi a questão da migração com enfoque na organização dos trabalhadores migrantes em diferentes países e setores.
Saúde e segurança no trabalho também foram temas amplamente discutidos, com especial atenção para os casos de saúde mental, que têm ganhado destaque devido ao aumento de sua incidência em diversos países e setores. Momentos de solidariedade também marcaram o Festival com apresentações de companheiros da Palestina e Ucrânia que compartilharam as dificuldades enfrentadas em seus países.
Representando a Fequimfar, Franciele Santos agradeceu a oportunidade de participar do evento e destacou a excelente organização das atividades. “O Festival proporcionou momentos importantes para a troca de experiências e o fortalecimento da união entre os jovens trabalhadores de todo o mundo”, disse ela.